Atrações Turísticas

Ponta do Papagaio

O Balneário Ponta do Papagaio, localizado no município de Palhoça, é uma das mais belas e antigas praias do litoral brasileiro . Situa-se no continente, ao sul de Florianópolis, tendo como plano de fundo um cenário estonteante - o Parque da Serra do Tabuleiro. Oferece uma larga faixa de areia e uma orla com 6 km de extensão, própria para caminhadas, pescarias e vários esportes: jogos futebol e vôlei, vela, windsurfe, surf, caiaque, stand-up padle.

Agradáveis restaurantes servem frutos do mar, tais como ostras e mexilhões que são cultivados aqui.

A orla da Praia da Ponta do Papagaio está iluminada, o que valorizou ainda mais o lazer e a segurança dos veranistas e moradores.

Praia do Sonho

De frente para a Ilha de Santa Catarina e para a Ilha da Fortaleza é ótima para pescarias, com mar calmo e pequenas dunas. Com uma agradável caminhada, pode se alcançada a pé da Ponta do Papagaio. Há passeios de barco que saem desta praia para visitar pontos turísticos e as Ilhas – Fortaleza, Coral, Moleques, e Três Irmãs.

Pinheira

Praia da Pinheira - é uma vila de pescadores com boa infraestrutura de comércio e gastronomia. Tem bares rústicos na beira da praia e trilhas com vistas privilegiadas do oceano..

Praia de Baixo - onde se concentram os pescadores e suas embarcações, com venda de pescados. Praia boa para caminhadas com mar calmo. A pracinha e orla são iluminadas.

Praia de Cima - de fácil acesso, pequena e surpreendente praia com linda paisagem. O mar é calmo e limpo.

Praia do Maço e Vale da Utopia – alcança-se por uma trilha, com uns15 minutos de caminhada, a partir da Praia de Cima. Lugar paradisíaco, com vista espetacular, tem como cenário o mar azul, a espuma branca das ondas, os costões e, de fundo, as ilhas do Papagaio, Três Irmãs, Moleques do Sul e dos Corais.

Praia da Guarda do Embaú

Foto de Plínio Bordin

A 10 km da Ponta do Papagaio, está a praia da Guarda do Embaú, famosa vila de pescadores, local muito simples e tranquilo.

O acesso à praia se dá pelo rio da Madre, nadando, de prancha ou canoa. Uma pequena e linda praia no canto norte, a Prainha, pode ser alcançada por uma trilha, sem a necessidade de atravessar o rio.

O mar é propício à prática do surf, sendo considerado um dos melhores locais e uma das mais belas praias do Brasil. O rio da Madre é ideal para esportes, passeios de barco e stand-up padle que são oferecidos pelos próprios moradores.

Conta com várias opções de comércio e gastronomia.

Praia de Naufragados

No extremo sul da ilha de Santa Catarina está a praia de Naufragados, com 1,5 km de extensão, aberta para o Oceano Atlântico. Nesta praia existe o Farol de Naufragados, juntamente com três canhões que serviam para proteger a ilha de invasores. É um lugar especial com paisagem deslumbrante. A região ganhou o nome de Naufragados, pois em 1753 naufragaram duas embarcações que traziam 250 açorianos para o Rio Grande do Sul, apenas 77 sobreviveram e passaram a viver aqui.

Hoje, com alguns pescadores e poucos restaurantes é somente alcançada por barco ou através de uma trilha que deverá ser percorrida a pé. A trilha sai da Caieira da Barra do Sul com cerca de uma hora de caminhada.

Farol de Naufragados - foi construído para auxiliar as embarcações e concluído em 1860. É o mais antigo de Santa Catarina.

Ilha de Araçatuba

Localiza-se na barra sul do canal da Ilha de Santa Catarina. Foi construída em 1742 na ilha de Araçatuba e recebeu o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba ou simplesmente Fortaleza de Araçatuba. Era a última peça de um sistema criado pelos portugueses para defender a ilha de Florianópolis. Serviu também de prisão em várias oportunidades, inclusive no período republicano. A ilha não possui trapiche ou praia e, por isso, o desembarque só é possível com tempo bom. Não é aconselhável ir nadando, apesar de ficar a 1 km da Praia de Naufragados, pois o mar é aberto e as correntes são muito fortes.

Está previsto para breve a restauração da fortaleza.

Parque da Serra do Tabuleiro

É uma unidade de conservação de proteção integral do Estado, criada em 1975. Abrange oito municípios e várias ilhas.

Visite a sede do Parque que está há poucos quilômetros da Pousada, na Baixada do Maciambu. A visita é feita com guias especiais e por trilhas educativas.

Observam-se vários animais, ampla diversidade de habitats e plantas nativas.

Estamos esperando por você, venha conhecer o paraíso!