Atrações turísticas

Ponta do Papagaio

O Balneário Ponta do Papagaio, localizado no município de Palhoça, é uma das mais belas e antigas praias do litoral brasileiro . Situa-se no continente, ao sul de Florianópolis, tendo como plano de fundo um cenário estonteante - o Parque da Serra do Tabuleiro. Oferece uma larga faixa de areia e uma orla com 6 km de extensão, própria para caminhadas, pescarias e vários esportes: jogos de futebol e vôlei, vela, windsurfe, surf, caiaque, stand-up padle.

Agradáveis restaurantes servem frutos do mar, tais como ostras e mexilhões que são cultivados aqui.

A orla da Praia da Ponta do Papagaio está iluminada, o que valorizou ainda mais o lazer e a segurança dos veranistas e moradores.

Ponta do Papagaio

Pesca da Tainha


A pesca artesanal de tainhas é uma tradição secular, descendente do povo dos Açores. É um trabalho coletivo entre os pescadores, que se inicia em maio, quando iniciam a montagem dos "ranchos" na beira da praia. Os "ranchos" são pequenos barracos de madeira tosca que servem para dar abrigo do vento, chuva e sol.


Quando o "vigila" ou o "olheiro"  o cardume se aproximar, avisa seus companheiros, com uma bandeira e acenos e até um telefone celular.


Rapidamente colocam a canoa na água, jogam a rede no mar e fazem o cerco dos peixes.


A rede é puxada em direção a areia onde vão ser recolhidos. É um lindo espetáculo. Envolve várias pessoas e faz a festa da comunidade quando o "lanço" é grande.


Na canoa vão cinco pessoas: o "patrão, o "chumbreiro" e os "três  remadores", que, combinados com o "vigia", realizam o cerco.


Os fatores essenciais para a pesca são frio e vento sul, que trazem a tainha da Lagoa dos Patos, grande lagoa que tem conexão com o mar e se localiza no Rio Grande do Sul.


A pesca vai de 1º de maio a 30 de julho, quando a praia é para os pescadores! Os surfistas não devem praticar surf.


A iguaria é apreciada de várias maneiras e está presente em todas as mesas, assada, grelhada, em postas, com ou sem ovas.

Pesca da Tainha

Praia do Sonho

De frente para a Ilha de Santa Catarina e para a Ilha da Fortaleza é ótima para pescarias, com mar calmo e pequenas dunas. Com uma agradável caminhada, pode ser alcançada a pé da Ponta do Papagaio. Há passeios de barco que saem desta praia para visitar pontos turísticos e as Ilhas – Fortaleza, Coral, Moleques, e Três Irmãs.

Praia do Sonho

Pinheira

Praia da Pinheira - é uma vila de pescadores com boa infraestrutura de comércio e gastronomia. Tem bares rústicos na beira da praia e trilhas com vistas privilegiadas do oceano...

Praia de Baixo - onde se concentram os pescadores e suas embarcações, com venda de pescados. Praia boa para caminhadas com mar calmo. A pracinha e orla são iluminadas.

Praia de Cima - de fácil acesso, pequena e surpreendente praia com linda paisagem. O mar é calmo e limpo.

Praia do Maço e Vale da Utopia – alcança-se por uma trilha, com uns 15 minutos de caminhada, a partir da Praia de Cima. Lugar paradisíaco, com vista espetacular, tem como cenário o mar azul, a espuma branca das ondas, os costões e, de fundo, as ilhas do Papagaio, Três Irmãs, Moleques do Sul e dos Corais.

Pinheira

Praia da Guarda do Embaú

A 10 km da Ponta do Papagaio está a praia da Guarda do Embaú, famosa vila de pescadores, local muito simples e tranquilo.

O acesso à praia se dá pelo rio da Madre, nadando, de prancha ou canoa. Uma pequena e linda praia no canto norte, a Prainha, pode ser alcançada por uma das muitas trilhas, sem a necessidade de atravessar o rio. Outra trilha leva até a Pedra do Urubu que dá uma vista de 360º da região.

O mar é propício à prática do surf, sendo considerado um dos melhores locais e uma das mais belas praias do Brasil. A Guarda do Embaú é a única praia do Brasil com o título de Reserva Mundial do Surf.

O rio da Madre é ideal para esportes, passeios de barco e stand-up padle que são oferecidos pelos próprios moradores.

Conta com várias opções de comércio e importante gastronomia.



Praia da Guarda do Embaú

Praia de Naufragados

No extremo sul da ilha de Santa Catarina está a praia de Naufragados, com 1,5 km de extensão, aberta para o Oceano Atlântico. Nesta praia existe o Farol de Naufragados, juntamente com três canhões que serviam para proteger a ilha de invasores. É um lugar especial com paisagem deslumbrante. A região ganhou o nome de Naufragados, pois em 1753 naufragaram duas embarcações que traziam 250 açorianos para o Rio Grande do Sul, apenas 77 sobreviveram e passaram a viver aqui.

Hoje, com alguns pescadores e poucos restaurantes é somente alcançada por barco ou através de uma trilha que deverá ser percorrida a pé. A trilha sai da Caieira da Barra do Sul com cerca de uma hora de caminhada.

Farol de Naufragados - foi construído para auxiliar as embarcações e concluído em 1860. É o mais antigo de Santa Catarina.

Praia de Naufragados

Ilha de Araçatuba

A ilha de Araçatuba localiza-se na barra sul do canal da Ilha de Santa Catarina. Nela foi construída em 1742 a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba ou simplesmente Fortaleza de Araçatuba. Era a última peça de um sistema criado pelos portugueses para defender a ilha de Florianópolis. Serviu também de prisão em várias oportunidades, inclusive no período republicano. A ilha não possui trapiche ou praia e, por isso, o desembarque só é possível com tempo bom. Não é aconselhável ir nadando, apesar de ficar a 1 km da Praia de Naufragados, pois o mar é aberto e as correntes são muito fortes.

Está previsto para breve a restauração da fortaleza.

Ilha de Araçatuba

Parque da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina e ocupa cerca de 1% do território catarinense, criada em 1975. Abrange nove municípios e várias ilhas. É constituído por paisagens como restinga, mata atlântica, matinha nebular, campo de altitude e floresta araucária .

O parque protege importantes mananciais hídricos que abastecem a grande Florianópolis e o sul do Estado.  

Observam-se vários animais, ampla diversidade de habitats e plantas nativas.

 Visite a sede do Parque que está há poucos quilômetros da Pousada, na Baixada do Maciambu. A visita é feita com guias especiais e por trilhas educativas informando sobre a importância da preservação deste ecossistema.


Parque da Serra do Tabuleiro

Baixada do Maciambu

Ao sul do município de Palhoça, em Santa Catarina, se apresenta uma das belezas naturais mais relevantes do  litoral catarinense. 

Conheça a "Baixada do Maciambu", uma planície costeira, emoldurada pelos rios Maciambu e Da Madre, também conhecida por vale do Maciambu .

Localizada 25km do  centro da cidade de Palhoça e ao sul de Florianópolis. A região compreende as praias da Pinheira, Sonho,Papagaio, Guarda do Embaú; e as comunidades de Morretes, Passagem do Maciambu, Sertão do Campo, Três Barras e Albardão. 

Sua diversidade de ambientes - rios, praias, cachoeira, ilhas, costões rochosos, morros e dunas - favorece o desenvolvimento turístico focado na preservação .

As múltiplas opções de lazer, gastronomia, hospedagem  e atividades convidam o visitante a desfrutar ao máximo a cultura e belezas únicas da região . 


Baixada do Maciambu