O Balneário Ponta do Papagaio, localizado no município de Palhoça, é uma das mais belas e antigas praias do litoral brasileiro . Situa-se no continente, ao sul de Florianópolis, tendo como plano de fundo um cenário estonteante - o Parque da Serra do Tabuleiro. Oferece uma larga faixa de areia e uma orla com 6 km de extensão, própria para caminhadas, pescarias e vários esportes: jogos de futebol e vôlei, vela, windsurf, surf, caiaque, stand-up padle.
Agradáveis restaurantes servem frutos do mar, tais como ostras e mexilhões que são cultivados aqui.
A orla da Praia da Ponta do Papagaio está iluminada, o que valorizou ainda mais o lazer e a segurança dos veranistas e moradores.
A pesca artesanal de tainhas é uma tradição secular, descendente do povo dos Açores. É um trabalho coletivo entre os pescadores, que se inicia em maio, quando iniciam a montagem dos "ranchos" na beira da praia. Os "ranchos" são pequenos barracos de madeira tosca que servem para dar abrigo do vento, chuva e sol.
Quando o "vigila" ou o "olheiro" vêem o cardume se aproximar, avisa seus companheiros, com uma bandeira e acenos e até um telefone celular.
Rapidamente colocam a canoa na água, jogam a rede no mar e fazem o cerco dos peixes.
A rede é puxada em direção à areia onde vão ser recolhidos. É um lindo espetáculo. Envolve várias pessoas e faz a festa da comunidade quando o "lanço" é grande.
Na canoa vão cinco pessoas: o "patrão, o "chumbreiro" e os "três remadores", que, combinados com o "vigia", realizam o cerco.
Os fatores essenciais para a pesca são frio e vento sul, que trazem a tainha da Lagoa dos Patos, grande lagoa que tem conexão com o mar e se localiza no Rio Grande do Sul.
A pesca vai de 1º de maio a 30 de julho, quando a praia é para os pescadores! Os surfistas não devem praticar surf.
A iguaria é apreciada de várias maneiras e está presente em todas as mesas, assada, grelhada, em postas, com ou sem ovas.
De frente para a Ilha de Santa Catarina e para a Ilha da Fortaleza é ótima para pescarias, com mar calmo e pequenas dunas. Com uma agradável caminhada, pode ser alcançada a pé da Ponta do Papagaio. Há passeios de barco que saem desta praia para visitar pontos turísticos e as Ilhas: Fortaleza, Coral, Moleques, e Três Irmãs.
Praia da Pinheira - É uma vila de pescadores com boa infraestrutura de comércio e gastronomia. Tem bares rústicos na beira da praia e trilhas com vistas privilegiadas do oceano...
Praia de Baixo - onde se concentram os pescadores e suas embarcações, com venda de pescados. Praia boa para caminhadas com mar calmo. A pracinha e orla são iluminadas.
Praia de Cima - de fácil acesso, pequena e surpreendente praia com linda paisagem. O mar é calmo e limpo.
Praia do Maço e Vale da Utopia - alcança-se por uma trilha, com uns 15 minutos de caminhada, a partir da Praia de Cima. Lugar paradisíaco, com vista espetacular, tem como cenário o mar azul, a espuma branca das ondas, os costões e, de fundo, as ilhas do Papagaio, Três Irmãs, Moleques do Sul e dos Corais.
A 10 km da Ponta do Papagaio está a praia da Guarda do Embaú, famosa vila de pescadores, local muito simples e tranquilo.
O acesso à praia se dá pelo rio da Madre, nadando, de prancha ou canoa. Uma pequena e linda praia no canto norte, a Prainha, pode ser alcançada por uma das muitas trilhas, sem a necessidade de atravessar o rio. Outra trilha leva até a Pedra do Urubu que dá uma vista de 360º da região.
O mar é propício à prática do surf, sendo considerado um dos melhores locais e uma das mais belas praias do Brasil. A Guarda do Embaú é a única praia do Brasil com o título de Reserva Mundial do Surf.
O rio da Madre é ideal para esportes, passeios de barco e stand-up padle que são oferecidos pelos próprios moradores.
Conta com várias opções de comércio e importante gastronomia.
No extremo sul da ilha de Santa Catarina está a praia de Naufragados, com 1,5 km de extensão, aberta para o Oceano Atlântico. Nesta praia existe o Farol de Naufragados, juntamente com três canhões que serviam para proteger a ilha de invasores. É um lugar especial com paisagem deslumbrante. A região ganhou o nome de Naufragados, pois em 1753 naufragaram duas embarcações que traziam 250 açorianos para o Rio Grande do Sul, apenas 77 sobreviveram e passaram a viver aqui.
Hoje, com alguns pescadores e poucos restaurantes, é somente alcançada por barco ou através de uma trilha que deve ser percorrida a pé. A trilha sai da Caieira da Barra do Sul com cerca de uma hora de caminhada.
Farol de Naufragados - foi construído para auxiliar as embarcações e concluído em 1860. É o mais antigo de Santa Catarina.
A ilha de Araçatuba localiza-se na barra sul do canal da Ilha de Santa Catarina. Nela foi construída em 1742 a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba ou simplesmente Fortaleza de Araçatuba. Era a última peça de um sistema criado pelos portugueses para defender a ilha de Florianópolis. Serviu também de prisão em várias oportunidades, inclusive no período republicano. A ilha não possui trapiche ou praia e, por isso, o desembarque só é possível com tempo bom. Não é aconselhável ir nadando, apesar de ficar a 1 km da Praia de Naufragados, pois o mar é aberto e as correntes são muito fortes.
Está¡ previsto para breve a restauração da fortaleza.
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina e ocupa cerca de 1% do território catarinense, criada em 1975. Abrange nove municípios e várias ilhas. É constituído por paisagens como restinga, mata atlântica, matinha nebular, campo de altitude e floresta araucária .
O parque protege importantes mananciais hídricos que abastecem a grande Florianópolis e o sul do Estado.
Observam-se vários animais, ampla diversidade de habitats e plantas nativas.
Visite a sede do Parque que está há poucos quilometros da Pousada, na Baixada do Maciambu. A visita é feita com guias especiais e por trilhas educativas informando sobre a importância da preservação deste ecossistema.
Ao sul do município de Palhoça, em Santa Catarina, se apresenta uma das belezas naturais mais relevantes do litoral catarinense.
Conheça a "Baixada do Maciambu", uma planície costeira, emoldurada pelos rios Maciambu e Da Madre, também conhecida por vale do Maciambu .
Localizada 25km do centro da cidade de Palhoça e ao sul de Florianópolis. A região compreende as praias da Pinheira, Sonho, Papagaio, Guarda do Embaú; e as comunidades de Morretes, Passagem do Maciambu, Sertão do Campo, Três Barras e Albardão.
Sua diversidade de ambientes - rios, praias, cachoeira, ilhas, costões rochosos, morros e dunas - favorece o desenvolvimento turístico focado na preservação .
As múltiplas opções de lazer, gastronomia, hospedagem e atividades convidam o visitante a desfrutar ao máximo a cultura e belezas únicas da região.